Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

5 passos práticos para acompanhamento do Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é pensar no amanhã. Não adianta mirar o HOJE, pois ele já está acontecendo, é preciso visualizar a situação desejada e dar passos práticos para chegar no alvo.

Estes passos práticos, conhecidos como implantação do planejamento, devem ser efetuados na sequência de sua montagem.

Abaixo, listamos esta sequência e seus principais acompanhamentos. Lembrando que o acompanhamento da execução do PE para correção de seus desvios de rota é comumente conhecido como GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO:

1. Implantação das tarefas pontuais, ou seja, aquelas que demandam apenas execução prática imediata:

Nesta etapa, que deve ser conduzida em paralelo ao início dos projetos, deve-se agregar forças para implantar as tarefas e atividades definidas no PE e que requerem, apenas, a implantação simples, sem grandes ajustes no processo. Pode-se exemplificar, neste caso, como delegar a um colaborador que acompanhe determinadas atividades e faça um report semanal dos resultados.

2. Início de descrição de Projetos prioritários que foram definidos nas reuniões de planejamento:

Como início de projetos entende-se a descrição e execução de tarefas iniciais de forma a otimizar sua implantação. Esta é uma tarefa importante, pois dela dependerá o sucesso de todo o projeto. É, por assim dizer, a base que norteará toda a execução. Deve ser iniciada concomitantemente à implantação de tarefas pontuais, mas sua execução, com certeza, será mais longa e sujeita a alterações no caminho, e deve ser acompanhada por “checkpoints”.

3. Acompanhamento dos resultados das tarefas pontuais e checkpoints dos projetos, verificando se objetivos estão sendo alcançados:

Como o título já diz, aqui deveremos acompanhar o que está sendo feito para verificar se tais atividades foram efetuadas de maneira correta, no tempo devido, envolvendo os stakeholders corretos e chegando aos objetivos propostos. Serve, principalmente, para dar segurança à direção de que o caminho traçado está coerente e factível e para embasar eventual correção que poderá fazer-se necessária.

4. Correção de eventual tarefa e/ou projeto que não está atingindo os objetivos ou inclusão de melhorias nos projetos desenvolvidos:

Quando implantamos tarefas pontuais e/ou projetos que demandem maior tempo, na maior parte das vezes teremos alterações a serem feitas. Isto decorre principalmente, da diferença entre a teoria e a prática – exemplificando: imaginemos que determinado colaborador tenha a atividade alterada, mas recebe uma oferta de emprego em outra companhia e deixa suas atividades atuais – isto pode requerer uma nova contratação, treinamento e, com isso, um retardo nos entregáveis do projeto ou, até mesmo, uma melhor adaptação à realidade da empresa. Para isto, é indispensável que os projetos e atividades inerentes ao PE estejam sendo acompanhados pela empresa (seja através de colaboradores próprios e/ou através de empresa terceirizada). Estas atividades de acompanhamento, correção, alteração e implantações fazem parte do grupo de atividades de Gerenciamento Estratégico de empresas.

5. Reunião anual de acompanhamento e ajuste do PE, liberando, ao final, as resoluções e alterações do plano estratégico:

Todos os anos, ao Gerenciar a estratégia de sua empresa, deve-se convocar e cumprir com reunião(ões) de acompanhamento do PE onde discute-se com os profissionais estratégicos da empresa se as resoluções do ano anterior estão de acordo com o proposto, quais as prioridades para o ano vindouro, além de ratificar-se ou retificar-se os objetivos e metas desenvolvidos. Esta também é uma ferramenta do gerenciamento estratégico de empresas e serve para garantir que os efeitos desejados sejam alcançados.

MAIS ARTIGOS

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A WEIKU – GESTÃO DE RH

Caso não tenha visto ainda o artigo anterior desta série, sobre gestão e controle de materiais, o link se encontra aqui http://www.gerconsultoria.adm.br/nossa-experiencia-com-a-weiku-gestao-e-controle-de-materiais/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp