Revise seus processos, reavalie seus sistemas!

Se você começou 2019 pensando em maximizar os resultados operacionais e obter dados mais confiáveis de sua empresa, está ciente que revisar os processos estabelecidos e o sistema que apoia a sua gestão pode ser o melhor caminho?

Conforme as empresas se desenvolvem, equipes se formam, demandas surgem e novos cenários no mercado se desenham – a estrutura que permitiu o seu crescimento até o ponto em que se encontra precisa ser reavaliada.

Periodicamente, é preciso olhar os processos vigentes sob um olhar crítico, buscando responder algumas perguntas chave:

Os processos de minha empresa estão agregando valor ao meu cliente? São ágeis e confiáveis? Permitem a rastreabilidade? Minhas equipes sabem de onde recebem suas tarefas, como devem tratá-las e para onde devem enviá-las?

As respostas podem apontar o caminho que sua empresa deve trilhar por resultado melhores.

Mas e aquele sistema que foi implantado em sua empresa há 10 anos, ainda apoia as suas atividades? Está convergindo e conversando com seus processos, entregando valor a seus clientes? Está atendendo as exigências legais e do mercado?

Veja a seguinte situação: Em 2010, uma fabricante de fornos industriais com foco em micro e pequenas empresas faturou R$35 milhões de reais. Em 2016, a empresa se reposicionou, incluiu o perfil de clientes de médio e grande porte e o faturamento passou a R$ 96 milhões por ano. Porém, na mesma medida do faturamento, problemas internos antes pequenos se tornaram relevantes neste período. O sistema implantado, assim como os processos estabelecidos na implantação em 2008, não acompanhou o crescimento e as exigências do novo mercado. Já consegue enxergar o resultado? Perda de contratos, insatisfação dos clientes e, por consequência, aumento no esforço dos gestores de produção, administração financeira e fiscal.

Bem, a fabricante de fornos se pôs em ação, contratou uma consultoria ainda em 2016 e iniciou sua reformulação interna, focada em alcançar os resultados propostos. Em 2018 a empresa finalizou o ciclo de revisão: processos e sistemas atualizados e equipes preparadas! Tudo convergindo para agregar valor ao cliente. Podemos afirmar que se prepararam para crescer – de forma sustentável – nos próximos anos.

E sua estrutura, está preparada e apoiando sua empresa para 2019?

Bem, se você tem dúvidas, sugerimos que tome uma ação o mais breve possível: revise seus processos, reavalie seus sistemas, capacite suas equipes!

Certamente vai encontrar oportunidades crescimento e se tornar referência.

Conte conosco!

MAIS ARTIGOS

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A WEIKU – GESTÃO DE RH

Caso não tenha visto ainda o artigo anterior desta série, sobre gestão e controle de materiais, o link se encontra aqui http://www.gerconsultoria.adm.br/nossa-experiencia-com-a-weiku-gestao-e-controle-de-materiais/.