Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Revise seus processos, reavalie seus sistemas!

Se você começou 2019 pensando em maximizar os resultados operacionais e obter dados mais confiáveis de sua empresa, está ciente que revisar os processos estabelecidos e o sistema que apoia a sua gestão pode ser o melhor caminho?

Conforme as empresas se desenvolvem, equipes se formam, demandas surgem e novos cenários no mercado se desenham – a estrutura que permitiu o seu crescimento até o ponto em que se encontra precisa ser reavaliada.

Periodicamente, é preciso olhar os processos vigentes sob um olhar crítico, buscando responder algumas perguntas chave:

Os processos de minha empresa estão agregando valor ao meu cliente? São ágeis e confiáveis? Permitem a rastreabilidade? Minhas equipes sabem de onde recebem suas tarefas, como devem tratá-las e para onde devem enviá-las?

As respostas podem apontar o caminho que sua empresa deve trilhar por resultado melhores.

Mas e aquele sistema que foi implantado em sua empresa há 10 anos, ainda apoia as suas atividades? Está convergindo e conversando com seus processos, entregando valor a seus clientes? Está atendendo as exigências legais e do mercado?

Veja a seguinte situação: Em 2010, uma fabricante de fornos industriais com foco em micro e pequenas empresas faturou R$35 milhões de reais. Em 2016, a empresa se reposicionou, incluiu o perfil de clientes de médio e grande porte e o faturamento passou a R$ 96 milhões por ano. Porém, na mesma medida do faturamento, problemas internos antes pequenos se tornaram relevantes neste período. O sistema implantado, assim como os processos estabelecidos na implantação em 2008, não acompanhou o crescimento e as exigências do novo mercado. Já consegue enxergar o resultado? Perda de contratos, insatisfação dos clientes e, por consequência, aumento no esforço dos gestores de produção, administração financeira e fiscal.

Bem, a fabricante de fornos se pôs em ação, contratou uma consultoria ainda em 2016 e iniciou sua reformulação interna, focada em alcançar os resultados propostos. Em 2018 a empresa finalizou o ciclo de revisão: processos e sistemas atualizados e equipes preparadas! Tudo convergindo para agregar valor ao cliente. Podemos afirmar que se prepararam para crescer – de forma sustentável – nos próximos anos.

E sua estrutura, está preparada e apoiando sua empresa para 2019?

Bem, se você tem dúvidas, sugerimos que tome uma ação o mais breve possível: revise seus processos, reavalie seus sistemas, capacite suas equipes!

Certamente vai encontrar oportunidades crescimento e se tornar referência.

Conte conosco!

MAIS ARTIGOS

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A WEIKU – GESTÃO DE RH

Caso não tenha visto ainda o artigo anterior desta série, sobre gestão e controle de materiais, o link se encontra aqui http://www.gerconsultoria.adm.br/nossa-experiencia-com-a-weiku-gestao-e-controle-de-materiais/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp