Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por que inventariar?

O que é um inventário?

Para uma boa gestão empresarial é imprescindível um amplo conhecimento sobre a empresa e seus bens disponíveis. A principal ferramenta utilizada para o controle de bens é o inventário.

O inventário é um levantamento de todos os bens disponíveis na empresa e/ou fora dela e deve ser atualizado com frequência para que as tomadas de decisão de compra de insumos sejam otimizadas, reduzindo o desperdício.

Diferentes empresas; Diferentes inventários.

Dependendo do segmento da empresa, o inventário deve ser adequado à sua finalidade, por exemplo, quando falamos de uma indústria, os itens levantados no inventario são os usados na fabricação do produto final comercializado pela empresa para que não falte a matéria prima e pare a linha de produção. Ainda falando de indústria, o estoque de produtos disponíveis para a comercialização deve estar sempre atualizado para que não haja perda de negócios ou vendas além da capacidade de entrega. Assim como em empresas prestadoras de serviços, os itens listados são os de uso comum para a realização das atividades diárias. Dessa forma, podemos perceber que o inventario é de fundamental importância para todos os segmentos.

No setor público, há a necessidade de controlar e adequar estoques, de tal forma que as demonstrações contábeis estejam coerentes com a realidade e sejam encaminhadas ao órgão de controle externo (TCE nos casos estaduais e TCU na esfera federal). Tais demonstrações facilitam a obtenção de recursos e dão a transparência necessária ao novo modelo de Gestão Publica, já muito difundido.

Benefícios de um inventário.

Tomar a decisão de inventariar e manter os dados atualizados não costuma ser fácil, pois demanda tempo e energia, que são compensados pela economia em compras desnecessárias, transparência e no remanejamento adequado de recursos disponíveis, otimizando o uso dos bens da empresa.

Por que contratar uma empresa terceirizada?

Hoje em dia, existem empresas, como a G&R Consultoria e Assessoria Ltda, que prestam esse tipo de serviço. A grande vantagem de contratar uma empresa terceirizada para a realização do inventario é não interromper as atividades da equipe da própria empresa e uma visão imparcial sobre os bens.

Outra vantagem é que a consultoria analisa a melhor maneira de controlar os estoques dentro da sua área de atuação e emite orientações que irão guiar a empresa privada ou setor público para trazerem demonstrações confiáveis e aumentar a economicidade, resultando em um resultado majorado em todos os sentidos.

Artigo por Flávia Galende

MAIS ARTIGOS

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A WEIKU – GESTÃO DE RH

Caso não tenha visto ainda o artigo anterior desta série, sobre gestão e controle de materiais, o link se encontra aqui http://www.gerconsultoria.adm.br/nossa-experiencia-com-a-weiku-gestao-e-controle-de-materiais/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp